Depois de mudar seu perfil nesta janelas de transferências, sem muitas contratações badaladas, o Flamengo segue trabalhando na reformulação de seu elenco, com a chegada da nova cúpula à presidência. A prioridade, agora, é reforçar o setor que mais sofreu baixas desde o fim da última temporada: o defensivo. E depois de acertar a contratação do lateral Danilo, que estava no futebol italiano, o clube carioca tenta renovar seu vínculo com o zagueiro Cleiton – que tem vigência até dezembro.
O negócio, contudo, não parece ser nada fácil. Isso, porque o estafe do jogador alega que a falta de oportunidades no time principal pesa negativamente e pode acabar selando a saída do defensor da equipe rubro-negra. Em outras palavras, há um desequilíbrio entre os elogios recebidos nos bastidores e a minutagem concedida pelas últimas comissões técnicas – lideradas por Tite e Filipe Luís – em campo.
Interesse de clubes europeus pode acelerar saída de promessa do Flamengo
Há, também, o fato de que a jovem promessa rubro-negra tem recebido diversas propostas de clubes da Europa. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, por exemplo, Cleiton é monitorado por equipes como o Benfica, de Portugal, que sondou recentemente a situação do atleta. O Flamengo, por sua vez, nega ter recebido alguma oferta pelo zagueiro.
Segundo o levantamento feito pelo portal ‘Gávea News’, o número de jogos disputados em 2025 é o mesmo referente à toda sua participação na temporada passada, em 2024 – quando entrou em campo durante cinco partidas (quatro pelo Brasileirão e uma no estadual). Ao todo, foram 13 partidas pelo time profissional, desde que foi promovido em 2023. Visto como um zagueiro muito promissor, o jogador convive com elogios internos desde então, mas nunca conseguiu adquirir o status de titular no clube.
Em segundo lugar na tabela de classificação, apesar de ter um jogo a menos que o líder Volta Redonda, o Flamengo volta a campo na noite desta quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), quando encara ninguém menos que o Botafogo, no estádio do Maracanã. O Glorioso, por sua vez, corre sério risco de ficar fora do mata-mata pela terceira temporada consecutiva. Hoje, o atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, ocupa a quinta colocação, com 12 pontos.