A tão esperada volta de Neymar ao Santos ainda está dando o que falar, principalmente fora das quatro linhas do campo. E não pense que se trata da presença do camisa 10 em grandes eventos, como a Kings League, mas sim pela ascensão do clube da Vila Belmiro nas redes sociais. Mesmo depois do boom inicial, o Peixe continua crescendo digitalmente, batendo recorde atrás de recorde.
Se nos últimos meses o alvinegro praiano ultrapassou diversos clubes do futebol nacional, em especial Palmeiras e São Paulo – chegando a casa dos 7 milhões de seguidores no Instagram -, agora o trabalho está focado em intensificar sua atuação nas redes, expandindo ainda mais sua presença no digital. O engajamento da torcida, é claro, tem sido um fator crucial.
Santos se torna terceiro time com mais seguidores no Brasil
“Tínhamos a equipe digital mais talentosa entre os times brasileiros. O que precisávamos melhorar eram os processos internos e redefinir as estratégias, à medida que o Santos garantia sua volta para a Série A”, disse Armênio Neto, Gerente de Marketing do Peixe, exaltando a qualidade do trabalho que já vinha sendo feito nos bastidores de um dos clubes mais tradicionais do país.
Segundo os dados do IBOPE Repucom, levantados pela reportagem feita pelo portal ‘Terra’, o Santos se tornou o terceiro time com mais seguidores nas redes sociais no Brasil, com mais de 7,4 milhões de seguidores no Instagram e 3 milhões na plataforma X (o antigo Twitter). Tais números, aliás, refletem o atual momento vivido pelo clube e a força que a equipe santista está fazendo para se manter em destaque.
“Focamos bastante em conteúdos verticais para atingir o público jovem. Com a volta do Neymar Jr, essa estratégia se mostrou muito acertada. Estávamos preparados para gerenciar o ‘boom’ de audiência que se seguiu”, acrescentou o profissional, abrindo um pouco do que está por trás do planejamento da diretoria para as redes sociais do clube, principalmente relacionado ao camisa 10.