Depois de anunciar publicamente seu interesse em se tornar presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ronaldo Fenômeno pediu a intervenção da Fifa e da Conmebol no processo eleitoral da entidade nacional. De acordo com a reportagem feita pelo portal ‘Lance!’, o ex-jogador enviou uma carta aberta às entidades solicitando mudanças para a próxima eleição.
Dentre as solicitações, estão a definição da data da eleição com, no mínimo, um mês de antecedência – para garantir uma melhor maior organização e participação dos interessados. Além disso, Ronaldo também pediu para que a Federação Internacional de Futebol e a Confederação Sul-Americana supervisionem o pleito – para reforçar a transparência e a segurança jurídica do processo.
Ronaldo abre o coração em carta e pede atenção às autoridades em relação ao processo eleitoral da CBF
“Conforme comuniquei publicamente, pretendo me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito. Preocupa-me, no entanto, a falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral, que pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições”, iniciou o fenômeno, em carta aberta enviada às entidades citadas acima.
Ainda segundo a reportagem, o Supremo Tribunal Federal homologou um acordo entre a CBF, cinco dirigentes e a Federação Mineira de Futebol, validando a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022. Justamente por conta disso, o atual presidente da entidade nacional permanece no cargo até o fim de seu mandato, com validade até março de 2026.
“Solicito ainda que o pleito seja supervisionado presencialmente pela FIFA e pela CONMEBOL, para dar mais transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral, bem como alinhamento aos princípios internacionais de governança no futebol. Está nas mãos do colégio eleitoral a oportunidade e a responsabilidade de atender à urgência de um choque de gestão na CBF […] O futebol brasileiro é patrimônio público”, acrescentou.