Que o futebol brasileiro, mais especificamente a CBF, está em crise, todo mundo já sabe. Desde as recorrentes polêmicas envolvendo a presidência de Ednaldo Pereira e seus antecessores – com a quase interferência da FIFA -, até as últimas medidas tomadas na Comissão de Arbitragem, para o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, o problema é muito grave.
O comunicador, inclusive, alertou sobre isso no programa ‘De Primeira’, no Canal UOL, no Youtube, no fim da última semana – classificando a nova ‘Comissão de Arbitragem’ da entidade nacional como uma verdadeira ‘piada de mau gosto’. O ex-árbitro Wilson Seneme foi demitido da presidência de tal comissão, onde estava desde 2022, na última quinta-feira (13).
PVC faz alerta sobre arbitragem da CBF: ‘o que está acontecendo é muito, muito grave’
“A CBF não montou uma comissão internacional, ela montou um comitê consultivo, o que é completamente diferente. É um comitê de três árbitros respeitáveis que não vão ver o Brasileirão […] O que está acontecendo é que Ednaldo Rodrigues, que já manda em tudo, vai mandar na arbitragem. O Seneme caiu, entre outros motivos, porque o Ednaldo não conseguia interferir na escala de arbitragem”, iniciou o jornalista.
Para PVC, o cargo em questão, de chefe da arbitragem, é uma posição técnica, que não pode ser utilizada como política – o que, no ponto de vista do jornalista, é justamente o que está acontecendo com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Há uma grande necessidade, do futebol brasileiro em geral, de se ter um presidente da Comissão de Arbitragem, já que ela dá respaldo e independência aos árbitros.
“Esse comitê consultivo é uma piada. Um trabalha para a Federação do Equador, um trabalha para Concacaf e o outro mora nos EUA. E a Série C vai ser vista por quem? Nós estamos brincando de fazer arbitragem no Brasil […] Esse comitê é uma marionete. Quem vai fazer a escala de arbitragem? Quem vai analisar os árbitros? Quem vai fazer a preparação adequada? O ponto é muito grave”, acrescentou PVC.