Desde o momento em que Neymar acertou seu retorno ao Santos, a discussão sobre qual volta foi mais emblemática tomou conta de diversos programas esportivos – e, principalmente, das redes sociais. Contudo, dentro de campo, os números do camisa 10 santista são piores que de outros grandes nomes do futebol brasileiro, como Ronaldo Fenômeno, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.
Enquanto a negociação que trouxe Neymar de volta ao futebol nacional ficou atrás apenas de Romário, então melhor do mundo em 1994 que deixou o Barcelona para vestir a camisa do Flamengo, em campo seu desempenho está aquém de outros nomes também marcantes. Isso, porque o craque brasileiro passou em branco nos cerca de 190 minutos em que atuou e ainda não venceu em sua volta.
Mais velho e com mais minutos em campo, Neymar ainda não marcou em sua volta
De acordo com o levantamento feito pelo portal ‘UOL Esporte’, por exemplo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano Imperador tiveram mais destaque em seus primeiros três jogos após serem repatriados. Tais nomes, que acertaram seus respectivos retornos ao país em diferentes momentos da carreira, registraram números melhores que os do camisa 10 do Peixe.
O primeiro foi Adriano, o Imperador, aos 26 anos, que balançou a rede duas vezes nas três partidas em que foi titular desde sua volta, não perdendo nenhum destes jogos com a camisa do São Paulo, em 2008. Pouco depois, foi a vez de Ronaldo, o Fenômeno, que acertou com o Corinthians em 2009, aos 33 anos, marcando dois gols e permanecendo invicto nos três primeiros compromissos pelo novo clube.
Ronaldinho, o Gaúcho, por sua vez, retornou ao futebol brasileiro em 2011, com então 31 anos, para vestir a camisa do Flamengo. No Rio, o jogador marcou uma vez e conseguiu vencer seus três duelos de abertura. Já Kaká, o ‘príncipe do Morumbi’, veio com 32 anos, fez um gol, perdeu um jogo, mas mesmo passando em branco, ajudou o São Paulo a vencer os outros dois compromissos.