Que o ‘Efeito Neymar’ mudaria as coisas no Santos, todo mundo já sabia. Mesmo que dentro de campo isso ainda não seja perceptível, fora dele as coisas já começaram a caminhar positivamente para a equipe da Vila Belmiro. Além do esgotamento do plano mais caro de sócio torcedor, e da alta procura por ingressos nas partidas do clube, a chegada de reforços revolucionará o elenco.
Bastou uma ligação de Neymar para que o argentino Benjamín Rollheiser, do Benfica, optasse pelo Santos, ao invés de se transferir ao Botafogo – que já tinha conversas avançadas com seu estafe e com o clube português. De acordo com o portal ‘O Dia’, o camisa 10 ligou para o jogador e disse que gostaria de tê-lo como companheiro.
Santos começa a colher frutos da contratação de Neymar
Com o empurrãozinho do Menino da Vila, o Santos pagará cerca de 11 milhões de euros (pouco mais de R$ 66 milhões, na cotação atual), por 85% dos direitos econômicos do ponta. O Botafogo, por sua vez, ofereceu um montante semelhante – de 10,5 milhões de euros (R$ 63 milhões) por 90%. A ideia da SAF carioca era adquirir o jogador inicialmente por empréstimo, enquanto os Encarnados buscavam negociá-lo em definitivo.
Durante as tratativas, inclusive, o Santos aproveitou para apresentar ao jogador o projeto esportivo construído em torno de Neymar, iniciado nesta temporada. O técnico Pedro Caixinha também conversou com o atleta e como gostaria de utilizá-lo dentro de campo. Para o jornal ‘A Bola’, de Portugal, tais contatos foram fundamentais para convencer Benjamín Rollheiser, do Benfica, a escolher a transferência para o clube paulista.
A chegada de reforços, contudo, se faz urgente no Santos, que não vence há duas rodadas e corre o risco de ser eliminado ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista. Na terceira colocação do Grupo B, o Peixe está com o mesmo número de pontos que a Portuguesa, mas perde nos critérios de desempate (possuindo um gol pró a menos que a equipe do Canindé).