Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro na última temporada, o lateral-esquerdo Fernando Marçal Oliveira, mais conhecido apenas por Marçal, está sem clube. Depois de estar muito próximo de se tornar reforço do Grêmio, que procurava uma peça à altura para repor a saída de Reinaldo, o jogador acabou adiando a definição do seu futuro, mas espera continuar no futebol nacional.
Com sondagens de clubes de dentro e fora do país, o jogador de 35 anos aprimora sua parte física, treinando diariamente para manter a forma, enquanto analisa as propostas recebidas de clubes das Séries A e B do Brasileirão. Titular absoluto no Botafogo, desde que chegou do Wolverhampton, da Inglaterra, em 2022, o jogador acabou perdendo espaço na última temporada.
Lesões e idade avançada fizeram Marçal perder espaço no Botafogo
“Meu pensamento no momento é de seguir no Brasil. Temos recebido algumas sondagens e meu empresário está cuidando disso. Estou preparado para quando acontecer algo concreto já poder, em pouco tempo, ficar à disposição para jogar, pois fisicamente me sinto muito bem, só vai faltar ritmo de jogo mesmo, o que consigo rápido”, disse Marçal, recentemente, ao portal UOL.
Mesmo amargando o banco de reservas para Cuiabano e Alex Telles, Marçal ainda conseguiu ser muito importante para o clube carioca em 2024 – principalmente no embate diante do Palmeiras, que foi uma espécie de ‘final antecipada’ do Brasileirão do ano passado. Ao todo, o lateral atuou com a camisa alvinegra em 90 partidas, marcando três gols e contribuindo com nove assistências.
“Tenho treinado praticamente todos os dias, para me manter em forma, e esperando as coisas acontecerem. Terminei 2024 bem fisicamente, jogando, e isso fez com que pudesse dar seguimento agora. O Botafogo foi minha casa durante quase três anos, fizemos história e sou muito grato por tudo o que vivemos juntos. Mas agora é pensar no futuro e sei que coisas boas estão por vir”, acrescentou.