Enfim, a fase de grupos da Libertadores foi sorteada, na noite da última segunda-feira (17), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Com isso, alguns jornalistas começaram a analisar a situação dos clubes brasileiros no principal torneio do continente, que entram nesta temporada buscando o sétimo título consecutivo da competição.
Dentre os comunicadores que analisaram o sorteio, Danilo Lavieri, do portal ‘UOL Esporte’, cravou que todos os países sul-americanos buscarão certa ‘vingança’ contra os brasileiros, já que é praticamente unanimidade que os clubes do país são amplos favoritos a mais um título – ‘muito por conta do investimento, mas também a ótima sequência de vitórias’.
Sorteio reserva ‘partidas interessantes’ para brasileiros na Libertadores
“O Palmeiras terá de subir a montanha para encarar o Bolívar, um time que tem mostrado evolução nas últimas temporadas, e também terá dois jogos tensos com o Cerro Porteño, especialmente depois da punição branda dada pela Conmebol no caso de racismo. O São Paulo tem o fantasma do Talleres […] o Flamengo, melhor time do país no momento, tem como grande adversário a logística”, iniciou o comunicador.
Na sequência da análise, está o grupo do Fortaleza, que é complicado mas acessível, já que o ‘Laion’ pode ser considerado o grande favorito para a segunda vaga – atrás do Racing, da Argentina, atual campeão da Sul-Americana. Já o Botafogo, que tem o interessante confronto diante do Estudiantes, também deve ser favorito para passar. Para o jornalista, no entanto, apesar das dificuldades citadas, o grupo da morte é outro.
“O Grupo da Morte: Inter, Bahia, Atlético Nacional e Nacional (Uruguai). Primeiro, pelo confronto brasileiro. Depois, porque os rivais sul-americanos já têm experiência, foram campeões e tem certa tradição. Até aposto que os brasileiros conseguem passar, mas é um grupo complicado”, cravou Lavieri, em vídeo publicado no ‘Canal UOL’, no YouTube.