Não é apenas na elite do futebol brasileiro que a troca de clubes aquece o mercado da bola. No início desta semana, uma jovem promessa do Goiás acabou deixando a equipe esmeraldina diretamente para um futuro rival na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá – rebaixado pela primeira vez em sua história na temporada passada.
Trata-se do goleiro Pedro Severino, de apenas 17 anos, que estava nas categorias de base da equipe goiana. O profissional, inclusive, já está devidamente regularizado e pode estrear neste final de semana pelo time do Centro-Oeste. O Cuiabá, inclusive, entra em campo logo mais, às 15h30 (de Brasília), diante do Sport Sinop, na Arena Pantanal.
Cuiabá busca retomada em 2025, a começar pela Série B do Brasileirão
Depois de uma rápida ascensão a nível nacional, conquistando o acesso à elite do futebol brasileiro com menos de duas décadas de existência, o Cuiabá permaneceu por quatro temporadas consecutivas na Série A, até sofrer sua primeira queda em 2024. Na ocasião, o Dourado acabou caindo com duas rodadas de antecedência, antes mesmo de atuar na rodada 36.
Com importantes 47 pontos em sua estreia na elite, o Cuiabá já dava mostras de que não estava na primeira divisão a passeio. Não à toa, permaneceu na elite no ano seguinte, mesmo somando perigosos 41 pontos. Um ano depois, o time mato-grossense conquistou históricos 51 pontos e esteve próximo de se consolidar como uma nova potência emergente, que passaria muitos anos no primeiro escalão.
Mas, em 2024, a coisa desandou. Com apenas 30 pontos e na lanterna da competição nacional, o Dourado caiu e, agora, busca se reerguer na segundona. Mas, como prova de que o golpe foi forte, o clube ainda corre o risco de ficar de fora, pela primeira vez nesta década, da semifinal estadual – ocupando, hoje, a terceira colocação na fase de grupos, com dois pontos a menos que o Mixto (maior campeão do torneio).