Uma das principais contratações do Botafogo, para a atual temporada, já tem data para acontecer: na noite desta quinta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), quando o Glorioso encara o Racing, da Argentina, pelo duelo de ida da grande final da Recopa Sul-Americana. Trata-se do zagueiro Jair, contratado junto ao Santos, que estava com a Seleção Brasileira Sub-20, na recente conquista do Sul-Americano da categoria.
O defensor, inclusive, chega nesta terça-feira (18) ao CT Lioner, do clube carioca, onde realizará exames médicos junto ao staff alvinegro. Titular em oito dos nove jogos da Amarelinha no citado torneio, Jair foi muito elogiado pelo técnico Ramon Menezes e chega com certa moral ao novo clube. O Botafogo, por sua vez, não vive um bom início de ano e precisa dar uma resposta ao seu torcedor.
Em meio a um 2025 turbulento, Botafogo tem em Jair a grande esperança para o setor defensivo
Mesmo sendo o atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o clube de John Textor ainda não conseguiu repor a saída do técnico Arthur Jorge para o Mundo Árabe. Para piorar, não teve o mesmo protagonismo de outras janelas de transferências e viu alguns de seus principais nomes de 2024 deixarem o clube – como Almada, Luiz Henrique e Junior Santos, por exemplo.
Além disso, o alvinegro também perdeu a final da Supercopa do Brasil para o Flamengo, sofrendo uma derrota por 3 a 1 em Belém, no Pará, e corre sério risco de ficar de fora até da Taça Rio no Campeonato Carioca. Ao menos, com a chegada de Jair, o clube espera voltar a ter consistência defensiva – que consagrou o elenco da temporada passada.
Natural de Orlândia, no interior de São Paulo, o zagueiro chegou ao Peixe em 2016 para atuar no sub-11. Desde então, virou uma das principais peças da base – sendo titular em todas as categorias, onde rapidamente passou a chamar a atenção do futebol europeu. Com 1,98 metros de altura, Jair também se destacou no Santos pela qualidade técnica com a bola no pé, além do forte jogo aéreo e agilidade.