Que a Fórmula 1 está passando por uma série de mudanças, principalmente neste ano, todo mundo já sabe. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por exemplo, além de estar incluindo novas montadoras na disputa, também estuda mudanças para tornar o tradicional GP de Mônaco mais dinâmico. Para isso, é possível que as equipes sejam obrigadas a realizarem mais pit stops durante a corrida.
De acordo com a reportagem feita pelo portal ‘CNN Brasil’, o objetivo central das propostas é reduzir o caráter processional da prova no estreito e sinuoso circuito urbano. Segundo o regulamento atual da competição, é previsto ao menos uma parada obrigatória por corrida. Em Mônaco, contudo, isso pode tirar um pouco do peso dos treinos classificatórios e da conquista da pole position.
FIA quer tornar corrida mais ‘interessante e competitiva’
É preciso lembrar, contudo, que as ultrapassagens são notoriamente difíceis no Grande Prêmio de Mônaco da Fórmula 1, muito por conta de suas curvas e ruas estreitas. Por conta disso, o desempenho no treino classificatório e a conquista da pole position costumam ser decisivos para o resultado final. E é justamente isso que a FIA tenta diminuir.
“A comissão concordou em aumentar o número de pit stops obrigatórios na corrida […] Essas propostas serão debatidas nas próximas semanas pelo comitê consultivo esportivo”, destacou a Federação Internacional de Automobilismo, em um comunicado divulgado na última terça-feira (18), sem detalhar quantas paradas seriam exigidas.
Ainda segundo a reportagem, a FIA também anunciou o fim da ‘limitação do número de câmbios’ que cada escuderia pode utilizar ao longo da temporada. De acordo com o parecer da entidade que comanda a principal categoria do automobilismo, ‘a confiabilidade dos modelos atuais tornou essa restrição desnecessária’.