Os campeonatos estaduais podem até servir como uma grande pré-temporada para boa parte dos clubes da Série A, embora seja combustível para derrubar jogadores e criar grandes crises quando os resultados não são favoráveis. Mesmo assim, os jogos neste início de ano podem dar uma boa percepção de como serão as campanhas das equipes no Brasileirão.
Campeão da Taça Guanabara no último final de semana, o Flamengo aparece como o clube que mais marcou gols neste início de ano, dentre as equipes da Série A, com 28 bolas na rede. Logo abaixo, vem Sport, com 26 tentos, e a dupla Ba-Vi, com 25 cada. Vale lembrar que o rubro-negro possui um jogo a menos que os outros três citados anteriormente (12 a 13).
Início de ano coloca ataques de Fla, Sport e dupla Ba-Vi em destaque
De acordo com o levantamento feito pelo ‘Espião Estatístico’, do ‘Globo Esporte’, enquanto o Flamengo apresenta média de 2,5 bolas nas redes adversárias em 2025, o Sport vem logo atrás, com média cravada de dois gols. Bahia e Vitória dividem a terceira posição com média de 1,9 gol por partida. O Grêmio é quem mais se aproxima do clube carioca neste quesito, com média de 2,2.
Ainda segundo a reportagem, as goleadas protagonizadas pelo Flamengo neste início de temporada foram fundamentais para o clube da Gávea assumir a liderança deste ranking. Afinal, foram nada menos que três vitórias elásticas, por nada menos que 5 a 0, sobre Maricá, Bangu e Portuguesa – todas, é claro, pelo Campeonato Carioca.
Em quinto, neste ranking dos clubes da elite do futebol nacional, com apenas dez partidas disputadas em 2025, o Grêmio surge com 22 gols – podendo até ultrapassar o Flamengo em caso de duas goleadas entre Campeonato Gaúcho (onde está na semifinal, diante do Juventude) e Copa do Brasil (onde aguarda a definição do confronto entre Barcelona de Ilhéus e Athletic Club).