Sempre que o torcedor do Flamengo ouve falar sobre a possibilidade de um técnico português assumir o clube, as lembranças de 2019 são praticamente imediatas. Agora, contudo, não se trata de um reforço para o elenco principal, que está indo muito bem sob o comando de Filipe Luís, mas para as categorias de base – mais especificamente, o Sub-20.
Na manhã desta quarta-feira (26), o rubro-negro anunciou a contratação de Nuno Campos, para comandar a principal categoria dos níveis inferiores do clube da Gávea. O profissional, inclusive, já esteve no CT George Helal, ao lado do seu auxiliar Gonçalo Cruz, para comandar o primeiro treino da equipe. O português, por sua vez, estava no Toluca, do México.
Velho conhecido de Boto, Nuno estreará logo contra o Vasco pelo Sub-20
Natural de Lisboa, capital de Portugal, Nuno trabalhou como auxiliar-técnico em diversos clubes do velho continente, como Roma (Itália), Porto (Portugal) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia). Seu trabalho mais recente, porém, foi no continente americano, onde atuou no Toluca, do México. O clube mexicano, aliás, era treinado por Renato Paiva, outro português, que agora está no comando do Botafogo.
Vale lembrar, também, que Nuno já trabalhou com José Boto, atual diretor de futebol do Mais Querido, na época de Shakhtar Donetsk, de junho de 2016 a junho de 2019. Já como treinador, o atual comandante da equipe sub-20 rubro-negra dirigiu o Tondela e o Santa Clara, ambos de Portugal, entre as temporadas de 2021 e 2022.
Já sob o comando de Nuno Campos, o time Sub-20 do Flamengo volta a campo na tarde desta sexta-feira (28), às 16h (de Brasília), contra o Vasco, para a disputa do chamado ‘Clássico dos Milhões’, no estádio Luso-Brasileiro. O confronto, aliás, é válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O rubro-negro estreou na competição com derrota para o Athletico Paranaense, fora de casa.