Filho de peixe, peixinho é. Contudo, não é preciso repetir tudo exatamente como seu pai fez. E é pensando assim que o filho de Ronaldinho Gaúcho, João Mendes, encara sua carreira como jogador de futebol. Depois de dar seus primeiros passos nas categorias de base do Cruzeiro e seguir para o Barcelona, o jogador optou por se mudar à Inglaterra.
Integrado ao elenco principal do Burnley, da segunda divisão inglesa, João comentou sobre a nova rotina em entrevista exclusiva à ESPN. Depois de se destacar na categoria Sub-19 do clube britânico, o ala de 19 anos terá sua primeira chance no futebol profissional. Apesar de ter seguido o mesmo caminho de Ronaldinho, João admitiu que eu pai não gostava muito do seu futuro ser no futebol.
João Mendes: ‘nunca tentei ser meu pai, nunca quis ser meu pai’
“Quero ser o João, independentemente de qualquer coisa. Nunca tentei ser meu pai, nunca quis ser meu pai. Então sair um pouco da onde ele jogou (Barcelona). Foi um bom começo e um bom passo pra mim. Acho que as pessoas de fora querem que você seja algo que você não vai ser nunca, querendo ou não, né? É bom estar aqui”, iniciou João Mendes, filho do Bruxo.
Como o próprio jogador falou, na continuidade da entrevista, uma mudança de ares no mundo do futebol não inclui apenas a troca do clube, em si, ou no formato/estilo de jogo, isso vai muito além das quatro linhas. A troca da Espanha pela Inglaterra engloba, dentre outras coisas, uma nova cultura, um novo ambiente e também uma nova temperatura – o frio intenso.
“É difícil no começo, não dá pra negar. Ainda mais agora no inverno e aqui, como é o norte, é um pouco pior […] Mesmo sendo uma cidade pequena, as pessoas são bem apaixonadas e ligadas ao futebol. Você pode ver pelos jogos aqui, pois (a torcida) sempre lota o estádio. Eu acho isso muito legal daqui, a conexão que eles têm com o clube é muito grande”, acrescentou João, sobre o futebol na Inglaterra.