Gianni Infantino, presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), causou polêmica nas redes sociais nesta semana. Isso, porque o mandatário da entidade máxima de um dos esportes mais popular do mundo anunciou uma novidade um tanto quanto controversa: a decisão da próxima Copa do Mundo, em 2026, contará com um ‘Show do Intervalo’, além de um evento na Times Square.
A ação, que é típica dos esportes norte-americanos, como NBA, NFL (Super Bowl), entre outros, não costuma ser muito bem aceito no futebol – vide as tentativas da Conmebol nas decisões únicas de Libertadores e Sul-Americana nos últimos anos. A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México, entre os dias 11 de junho e 19 de julho. A decisão será realizada no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Nova York.
Influenciado por esportes norte-americanos, presidente da Fifa decide ‘transformar’ Copa do Mundo no país
“Posso confirmar o primeiro show do intervalo de sempre na final da Copa do Mundo FIFA em Nova Iorque, Nova Jersey, em associação com o Global Citizen. Este será um momento histórico para a Copa do Mundo FIFA e um espetáculo digno do maior evento esportivo do mundo”, iniciou Gianni Infantino, em anúncio feito nas redes sociais, após a Convenção FIFA Commercial & Media Partners, em Dallas.
Vale destacar que tal medida é bastante popular nos Estados Unidos, país que sediará a maioria das partidas do mundial da próxima temporada, incluindo a grande decisão. Apesar de polêmica, esta ação vai de encontro com o que a cultura esportiva dos norte-americanos prega, dando – ainda mais – uma conotação de entretenimento em torno da disputa.
“Nós também falamos sobre como a Fifa irá ‘invadir’ a Times Square para o último final de semana da Copa do Mundo de 2026, durante a disputa da medalha de bronze e da final […] Os meus agradecimentos, claro, ao CEO do Global Citizen, Hugh Evans e à sua incrível equipa, por nos ajudarem a montar estes shows incríveis”, acrescentou o mandatário da Fifa em seu Instagram.