Tem piloto brasileiro prestes a estrear na Fórmula 1 em 2025. Trata-se de Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, que poderá repetir os cenários de Felipe Massa e Felipe Nasr, que também iniciaram suas respectivas carreiras na Sauber Motorsport AG, time da empresa suíça de engenharia automobilística. Enquanto o primeiro debutou em 2002, o segundo foi mais recente, em 2015.
Em entrevista especial ao portal ‘Globo Esporte’, a dupla ex-Sauber considerou a escuderia boa para jovens pilotos e deu conselhos a Bortoleto. Vale lembrar que os dois também estrearam na F1 em solo australiano – com Massa fazendo isso aos 20 anos, batendo logo após a primeira curva, enquanto Nasr fez com 22, chegando perto do pódio, terminando em quinto. Gabriel é o primeiro nome brasileiro no grid desde 2017.
Sauber é considerada local ideal para o desenvolvimento de jovens talentos na F1
“O Gabriel tem que ter em mente que é um momento muito importante na vida dele, é o sonho da vida dele, e tem que trabalhar 24 horas pensando nisso. Tem que ter a Fórmula 1 na cabeça dele desde que acordar até a hora que for dormir, e até nos sonhos. Ter em mente que o aprendizado é fundamental nesse momento, a parte física, mental, experiência junto com a equipe e todas as pessoas que trabalham lá”, destacou Massa.
De acordo com os compatriotas de Bortoleto, será preciso muito foco, durante as 24 horas do dia, para que o piloto possa cumprir sua missão na categoria. Além disso, será necessário melhorar o físico e o mental, em um dos melhores lugares para um jovem profissional iniciar sua carreira na F1 – ‘onde o acolhimento aos talentos que surgem na categoria e o esforço em fazer com que eles possam atingir o potencial que possuem’.
“A Sauber sempre foi uma equipe com uma forte tradição na formação de jovens pilotos. Quando cheguei lá, senti um ambiente muito profissional, mas ao mesmo tempo acolhedor para alguém que estava dando os primeiros passos na Fórmula 1. Se o Bortoleto tiver essa oportunidade, acredito que pode ser um ótimo lugar para ele crescer, aprender e mostrar seu valor, especialmente se a equipe lhe der o suporte necessário”, avaliou Nasr.