Formado nas categorias de base do Santo André, na grande São Paulo, o volante Júnior Urso ganhou destaque nacional quando vestiu a camisa do Atlético-MG, em 2016. Depois disso, o jogador passou por clubes de fora do país, como Guangzhou R&F, da China, e Orlando City e Charlotte FC, dos Estados Unidos, além de Corinthians e Coritiba no Brasil. Agora, o atleta é o mais novo reforço do Houston Dynamo, também da MLS.
De acordo com o portal ‘Itatiaia’, o jogador de 35 anos acertou um contrato curto, de apenas uma temporada, com uma equipe um tanto quanto desconhecida fora das terras norte-americanas – o novo contrato, inclusive, pode ser estendido por mais um ano, de forma automática. Júnior, que atua na Major League Soccer desde 2023, somou 23 partidas e um único gol por seu ex-clube, o Charlotte FC
Campeão por Corinthians e Coritiba, volante chega para resgatar período glorioso de time norte-americano
Júnior Urso viu sua carreira decolar nacionalmente e também de forma internacional depois de atuar no futebol de Minas Gerais, mais especificamente com a camisa alvinegra do Atlético-MG. Durante sua passagem pelo Galo, o jogador marcou sete gols e contribuiu com mais dez assistências em 48 partidas, deixando seu nome marcado, mesmo sem a conquista de títulos.
As conquistas, no país, ficaram restritas às passagens por Coritiba e Corinthians, sempre a nível estadual – com dois paranaenses, em 2012 e 2013, e um paulista, em 2019. Pelo Coxa, inclusive, o volante também alcançou a final da Copa do Brasil, perdendo para o Palmeiras na grande decisão.
Em uma publicação um tanto quanto discreta no Instagram, o Houston Dynamo anunciou a contratação do novo reforço brasileiro: “Adicionando experiência veterana ao meio-campo. Bem-vindo a Houston, Júnior!”. Fundado em 2005, o clube alcançou o auge nacional cedo, com direito a dois títulos da MLS Cup (jogo final decisivo da Major League Soccer entre o campeão da Conferência Leste e o campeão da Conferência Oeste) em 2006 e 2007. Depois disso, voltou a ser campeão em 2018 e 2023, na US Open Cup – equivalente à copa nacional.