Poucas horas depois de uma histórica classificação às finais do Campeonato Capixaba, com o modesto Porto Vitória, o auxiliar-técnico Nilmar Filho, de 52 anos, acabou perdendo a vida. O profissional, que ganhou fama ao atuar pelo Bahia na década de 1990, onde disputou a Série A do Brasileirão e a Copa do Brasil, sofreu um infarto, logo após o triunfo sobre o Vitória-ES, no jogo de volta das semifinais.
De acordo com a reportagem feita pelo portal ‘Globo Esporte’, o auxiliar sentiu os primeiros sintomas logo após as fotos de comemoração pela classificação, no vestiário do estádio Salvador Costa, com dores no peito e formigamento no braço esquerdo. Mesmo levado às pressas ao Pronto Atendimento da Praia do Suá, onde chegou desfalecendo, ele acabou não resistindo. O clube informou seu falecimento na noite do último domingo.
Mesmo com apenas 36 dias de clube, Nilmar deixará um grande legado
Natural de Salvador, Nilmar Teixeira De Almeida Filho chegou a trabalhar como analista de desempenho assim que se aposentou do futebol – onde, como já foi dito, atuou como lateral-esquerdo do Bahia, na década de 1990. Ao lado de Rodrigo Chagas, seu companheiro de comissão técnica, trabalhou em clubes como Vitória e Jacuipense, até chegar ao Verdão da Capital, no Espírito Santo.
“É com profundo pesar que o Porto Vitória comunica o falecimento do auxiliar técnico Nilmar Filho, ocorrido hoje (23) logo após a vitória da equipe diante do Vitória F.C no jogo de volta da semifinal do Capixabão […] Sua presença e trabalho árduo deixarão uma marca indelével em nossa equipe e na história do clube. Que Nilmar descanse em paz, e que sua memória siga inspirando todos nós”, publicou o clube, em nota oficial.
É preciso salientar que, antes de confirmar a informação do óbito, o Porto Vitória entrou em contato com os familiares de Nilmar, na Bahia, para notificar sobre o ocorrido. Muito abalado, Rodrigo Chagas, preferiu não se manifestar publicamente. O primeiro jogo da decisão capixaba, por sua vez, está marcada para a tarde deste sábado (29), às 16h30 (de Brasília), no estádio Kléber Andrade.