Poucos imaginavam que um jogador do distante futebol dinamarquês, vestindo as cores do modesto Midtjylland, e com passagem bastante discreta no país, com a camisa do Red Bull Bragantino, pudesse dar certo tão rapidamente. Trata-se do volante uruguaio Emiliano Martínez, que logo conquistou Abel Ferreira e se tornou titular absoluto do Palmeiras.
Contratado por nada menos que R$ 44 milhões (além de um bônus por 75% de seus direitos econômicos), Emi, como é carinhosamente chamado no clube paulista, já chegou sendo criticado pela própria torcida alviverde – muito, é claro, por conta dos altos valores investidos em um jogador ‘desconhecido’, de uma liga que está longe dos principais centros da Europa. O tempo, contudo, mostrou que a aposta da diretoria estava certa.
Emiliano Martínez vai de ‘inegociável’ na Dinamarca a ‘peça fundamental’ no atual time do Palmeiras
Com status de ‘inegociável’ em seu antigo clube, Martínez era monitorado pelo Palmeiras há certo tempo. Em setembro de 2024, por exemplo, Anderson Barros chegou a iniciar os contatos com o estafe do atleta – e Leonardo Holanda viajou à Dinamarca para conversar com o clube. No início deste ano, o uruguaio enfim se tornou jogador do Versão, assinando vínculo válido até o fim de 2029.
“Eu tive uma adaptação bastante rápida. Isso graças aos companheiros e às pessoas do clube. Estou me sentindo muito bem, como em casa, e isso me ajuda bastante a transmitir isso nas partidas […] Queria agradecer todos aqui no Palmeiras. Eles ajudam para que essa adaptação seja muito mais rápida e isso ajuda muito os jogadores que chegam”, disse Emi na zona mista do Allianz Parque, após a semifinal contra o São Paulo.
O Palmeiras, com o jogador uruguaio entre os 11 iniciais, volta a campo no fim da tarde deste domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pelo primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista. O adversário da vez, é claro, é ninguém menos que o Corinthians, que mandará a partida de volta na Neo Química Arena, marcada previamente para a outra quinta-feira (27), depois da Data-Fifa.