Não é exagero dizer que o Rio de Janeiro está sendo dominado pela dupla Fla-Flu, mesmo com as conquistas recentes do Botafogo na Libertadores e no Brasileirão. Isso, porque rubro-negros e tricolores dividiram os títulos das últimas cinco edições do Campeonato Carioca – e estenderão tal domínio nesta temporada.
Flamengo e Fluminense, inclusive, entram em campo na noite desta quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no estádio do Maracanã, para iniciar a disputa de mais uma decisão do Campeonato Carioca. O confronto será transmitido, ao vivo, pela TV Globo, pelo SporTV e também pelo Premiere. Enquanto o clube da Gávea foi campeão em 2019, 2020 e 2024, o das Laranjeiras levou a melhor em 2022 e 2023.
Em momentos distintos, Flamengo e Fluminense fazem decisão sem favoritos
Somente em duas ocasiões, dos últimos seis anos, a final do Campeonato Carioca não foi decidida em um clássico Fla-Flu. Em 2019, no início desta ‘dinastia’, o Flamengo derrotou o Vasco na finalíssima, vencendo as duas partidas por 2 a 0. E no último ano, em 2024, o mesmo rubro-negro saiu vitorioso ao bater o Nova Iguaçu (que eliminou o Cruzmaltino) na partida decisiva.
Nos demais anos, o Flamengo levou a melhor em 2020 e 2021, vencendo três dos quatro jogos decisivos; e o Fluminense deu o troco em dose dupla, nos anos de 2022 e 2023 – com direito a uma grande virada, com goleada por 4 a 0, há duas temporadas. Agora, apesar do bom momento vivido pelo rubro-negro, não dá para dizer que há um grande favorito, muito por conta do que fez o time comandado por Mano Menezes na semifinal.
Vale lembrar, contudo, que o Flamengo não contará com Bruno Henrique e Cebolinha, podendo ainda preservar Arrascaeta. Além disso, não há vantagem na decisão – em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis. O segundo e decisivo jogo da final acontece no próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã.