Depois de um início um tanto quanto moroso nesta janela de transferências, o Botafogo de John Textor anunciou duas contratações nesta semana. Tratam-se das chegadas do zagueiro Jair, ex-Santos, e do centroavante Rwan Cruz, que estava no Ludogorets, da Bulgária. Os atletas, contudo, embora devidamente registrados no BID da CBF, ainda não podem estrear pelo clube da estrela solitária.
Isso, porque o regulamento do Campeonato Carioca só permite que atletas regularizados até o penúltimo dia útil que anteceder o início da respectiva rodada possam atuar. O Botafogo volta a campo já nesta quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), pela sétima rodada do estadual – que foi adiada por conta da Supercopa do Brasil. O duelo em questão é contra ninguém menos que o Flamengo, no estádio do Maracanã.
Com dois Meninos da Vila, Botafogo chega a cinco reforços em 2025
Com as duas aquisições desta semana, o Botafogo chegou a cinco reforços em 2025. Enquanto Jair vem de uma equipe brasileira, já estando ambientado ao país e ao futebol nacional, Rwan acertou seu retorno ao país depois de duas temporadas no futebol búlgaro. A tendência, agora, é que a dupla possa estar à disposição do técnico Carlos Leiria na última rodada da fase de grupos do Carioca, diante do Boavista, no sábado.
Vice-campeão da Copinha de 2022 com o Santos, Jair ganhou destaque no clube do litoral paulista principalmente na última temporada, quando assumiu a titularidade do time após a saída de Joaquim – que se transferiu ao futebol mexicano. No total, o jogador disputou 23 partidas, sendo titular em 19 delas, sendo campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.
Já Rwan Cruz, que se formou nas categorias de base do mesmo Santos, ainda passou pelo Vasco antes de se aventurar no futebol europeu. Pelo Ludogorets, entre 2023 e 2025, foram 28 gols em 82 partidas.