Com o fim dos estaduais, o término da Data-Fifa e a proximidade do início do Brasileirão 2025 – marcada para esse final de semana -, foi dada a largada para as projeções dos favoritos ao título do principal torneio nacional. O jornalista André Rizek, aliás, foi um dos primeiros a fazer isso, projetando dois clubes em específico como os fortes candidatos ao topo da tabela de classificação.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o apresentador do SporTV dividiu os 20 clubes da Série A em diferentes prateleiras: os favoritos ao título; os candidatos à taça; os que brigarão por vaga na Copa Libertadores; os que devem se classificar para a Copa Sul-Americana; e os que brigarão contra o rebaixamento. Para Rizek, somente Flamengo e Palmeiras brigarão pela taça.
Flamengo e Palmeiras brigando pelo título, e Bragantino rebaixado
De acordo com a opinião e análise de Rizek, enquanto os já citados rubro-negro e alviverde brigarão pela taça, sendo os ‘favoritos ao título’, Botafogo, Atlético-MG e Internacional são ‘candidatos à taça’, mas estão correndo por fora; Corinthians, São Paulo, Bahia, Fortaleza, Fluminense e Cruzeiro ‘brigarão por vaga na Libertadores’; Vasco, Grêmio, Vitória e Santos lutarão ‘pela Sul-Americana’; e Mirassol, Sport, Ceará, RB Bragantino e Juventude brigam para não cair.
Isso, é claro, gerou ruído e algumas reclamações, como a do novo técnico do Cruzeiro, o português Leonardo Jardim, que não gostou de ver a Raposa fora do ‘Top 8’ do Campeonato Brasileiro: “Com certeza existem três, quatro clubes, que, ao longo dos últimos anos, caminharam à frente do Cruzeiro e estão num patamar de vantagem… No Cruzeiro, temos que ter ambição para retificar isso e, no presente e em um futuro próximo, sermos equipe com presença contínua no melhor patamar do futebol brasileiro”.
“O Cruzeiro vem de uma situação difícil. Tem um novo proprietário. Temos um grupo de jogadores que apenas sete ou oito têm mais de um ano de clube. Quer dizer, não tem base estrutural, nem em termos de plantel. Tudo isso temos que realizar agora. Temos trabalho em termos de estruturação, não só de jogadores, mas fora de campo. Nosso objetivo é que o plantel seja cada vez mais competitivo”, finalizou.