Ex-Santos e conhecido por ter atuado ao lado de Neymar em 2012, Patito Rodríguez, de 34 anos, é atualmente uma das principais peças do Bolívar. O meia-atacante estará em campo no confronto contra o Palmeiras, válido pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A partida será disputada às 19h30 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Com passagem pelo futebol brasileiro em 2012, Patito chegou ao Santos após se destacar no Independiente, da Argentina. À época, acumulava 91 partidas e nove gols, e foi contratado com o aval do técnico Muricy Ramalho. No time paulista, disputou 51 jogos, marcou dois gols e contribuiu com três assistências. Participou da conquista da Recopa Sul-Americana, mas perdeu espaço e acabou sendo emprestado ao Estudiantes (Argentina) e ao Johor FC (Malásia).
Após o fim do vínculo com o Santos, Patito se transferiu para o AEK, da Grécia, e passou por outros clubes, como Newcastle Jets (Austrália), Moreirense (Portugal) e Jorge Wilstermann (Bolívia). Desde 2022, defende o Bolívar, onde vem registrando bons números: são 121 jogos, 80 como titular, com 27 gols e 23 assistências. A média é de uma participação em gol a cada 147 minutos. Em 2025, já entrou em campo cinco vezes, com dois gols marcados e uma assistência.
O argentino também acumula confrontos contra o Palmeiras. Somando os períodos em que vestiu as camisas de Santos e Bolívar, enfrentou o clube paulista cinco vezes, sendo titular em quatro delas. Obteve três vitórias, um empate e uma derrota, com uma assistência registrada, justamente para Neymar, em uma vitória por 3 a 1 em 2012, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele momento, o Palmeiras já estava rebaixado para a Série B.
Momento do Palmeiras na Libertadores
O Palmeiras chega ao jogo como líder do grupo, com duas vitórias em dois jogos. Uma nova vitória pode encaminhar a classificação antecipada às oitavas de final. Após a partida em La Paz, o clube paulista encerrará a fase de grupos com dois dos três jogos restantes no Allianz Parque.