O Flamengo enfrenta a LDU nesta terça-feira (22), às 19h (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida é considerada decisiva para o clube carioca, que ocupa a 3ª colocação no Grupo C com três pontos somados em dois jogos.
A equipe brasileira entra em campo pressionada após tropeço na rodada anterior e precisará lidar com a altitude da capital equatoriana, onde o clube apresenta um aproveitamento de 31% em jogos oficiais.
Além da importância do resultado, o duelo chama atenção pela diferença de investimento entre os dois clubes. Segundo dados do site Transfermarkt, o elenco do Flamengo está avaliado em R$ 1,46 bilhão. Esse valor torna o time carioca o segundo mais valioso de toda a edição da Libertadores 2025, ficando atrás apenas do Palmeiras.
Do outro lado, a LDU aparece com um elenco estimado em R$ 133,4 milhões, cerca de 10 vezes menos do que o Flamengo. Mesmo com um grupo de menor valor de mercado, a equipe do Equador é considerada uma das forças locais e costuma ser competitiva em torneios continentais.
Ainda de acordo com o Transfermarkt, o meia Gerson, do Flamengo, é o segundo jogador mais valioso da competição, com avaliação de 25 milhões de euros. O elenco rubro-negro conta com outros nomes de mercado, como Arrascaeta, Bruno Henrique e Pulgar.
Provável escalação do Flamengo para hoje
Para a partida contra a LDU, o técnico Filipe Luís deve escalar o time com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (ou Danilo), Ayrton Lucas (ou Varela); Pulgar, Gerson, Arrascaeta (ou Luiz Araújo); Plata, Michael (ou Cebolinha) e Bruno Henrique. O Flamengo não contará com Alex Sandro, lesionado, além de Allan e De La Cruz, que foram poupados devido à altitude.
Com os valores e o contexto da competição, o confronto entre LDU e Flamengo será mais um capítulo do contraste entre realidades distintas no futebol sul-americano.