O nome de Mano Menezes voltou a ganhar força no cenário nacional. Após a demissão de Gustavo Quinteros, o Grêmio iniciou a busca por um novo treinador e avalia o retorno do técnico gaúcho para comandar a equipe nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A diretoria vê com bons olhos a possibilidade de repatriar Mano, que está livre no mercado desde a sua saída do Fluminense, ocorrida após a derrota para o Fortaleza na estreia do Brasileirão.
A saída de Quinteros foi confirmada pelo presidente Alberto Guerra na noite desta quarta-feira (16), depois da goleada sofrida pelo Tricolor para o Mirassol, no interior de São Paulo. Contratado em dezembro de 2024, Quinteros teve um início promissor no Gauchão, mas enfrentou instabilidades diante de adversários da Série A e dificuldades até contra clubes de divisões inferiores na Copa do Brasil.
Apesar das vitórias nas fases iniciais, o time avançou nos pênaltis contra São Raimundo-RR e Athletic. O treinador também apontou como problema a chegada tardia dos reforços, o que dificultou o trabalho de adaptação e montagem da equipe. A direção, no entanto, entendeu que era necessário agir antes do clássico Gre-Nal.
Grêmio tem Mano Menezes como alvo para assumir a equipe
Com a demissão, além de Quinteros, deixam o clube seus auxiliares Leandro Desábato, Maximiliano Quezada, Rodrigo Quinteros e o preparador físico Hugo Roldán. Até que um novo técnico seja anunciado, o interino James Freitas assume o comando da equipe.
O Grêmio busca uma resposta rápida no mercado. Mano Menezes, com passagens anteriores pelo clube e conhecimento do ambiente, surge como opção viável. A definição deve ocorrer nos próximos dias, com foco total no clássico e no restante da temporada.