Que os jogadores brasileiros, em especial os do futebol espanhol, estão roubando a cena na Europa, todo mundo já sabe. Mas, será que isso também está sendo traduzido em números? No início desta semana, o tradicional site de finanças esportivas Transfermarkt divulgou um ranking com os dez jogadores mais valiosos do futebol. Nele, contudo, há comente um brasileiro.
Atual melhor jogador do mundo, de acordo com a premiação da Fifa, o ‘The Best’, Vinícius Jr. lidera a lista ao lado do norueguês Erling Haaland, do Manchester City – a dupla é avaliada em nada menos que 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão, na cotação atual). Logo abaixo, aparecem outros três jogadores da LaLiga (Campeonato Espanhol), três da Premier League (Campeonato Inglês) e dois da Bundesliga (Campeonato Alemão).
Vinícius Jr. e mais nove: confira a lista do Transfermarkt
Abaixo do camisa 7 de Real Madrid e da Seleção Brasileira, que está empatado com Haaland, aparecem três jogadores do futebol espanhol: Lamine Yamal, de apenas 17 anos, que atua pelo Barcelona e é avaliado em 180 milhões de euros; Jude Bellingham e Kylian Mbappé, companheiros de Vini Jr., avaliados em 180 e 170 milhões, respectivamente.
Somente na sexta colocação um jogador da Premier League volta a ser citado: Bukayo Saka, do Arsenal, sendo avaliado em 150 milhões. Na sequência, aparecem Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) e Jamal Musiala (Bayern de Munique), ambos da Bundesliga, avaliados em 140 milhões cada; Cole Palmer (Chelsea) e Phil Foden (Manchester City), novamente da Inglaterra, avaliados em 130 milhões cada.
Veja a lista e o valor de mercado em euros
- Vinicius Jr (Real Madrid) – 200 milhões
- Erling Haaland (Manchester City) – 200 milhões
- Lamine Yamal (Barcelona) – 180 milhões
- Jude Bellingham (Real Madrid) – 180 milhões
- Kylian Mbappé (Real Madrid) – 170 milhões
- Bukayo Saka (Arsenal) – 150 milhões
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) – 140 milhões
- Jamal Musiala (Bayern de Munique) – 140 milhões
- Cole Palmer (Chelsea) – 130 milhões
- Phil Foden (Manchester City) – 130 milhões