Depois de acabar com dois longos tabus no futebol brasileiro, na última temporada, o Botafogo inicia 2025 em busca de continuar fazendo história. E isso, é claro, passa pela disputa da Copa do Brasil, já que o Glorioso é o único dos ’12 maiores clubes do país’ que nunca conquistou o torneio nacional. Até pouco tempo atrás, o alvinegro tinha a companhia do São Paulo, que acabou com essa sina em 2023.
Presente no Pote 1 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por conta de sua posição no ranking nacional, o Botafogo entrará diretamente na terceira fase da competição, onde a entidade máxima do futebol nacional realizará um sorteio para definir os confrontos. Isso, contudo, ainda não possui uma data definida, e em breve deverá ser divulgado de forma oficial.
Botafogo mira inédito título da Copa do Brasil para continuar fazendo história
Ao lado de clubes como Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia, Santos, Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Red Bull Bragantino, Vasco, Cruzeiro e Athletico-PR, o Botafogo só poderá enfrentar os clubes que estiverem presentes no Pote 2 – ou seja, a maioria dos clubes que já estavam disputando o torneio desde suas fases iniciais.
São eles: CRB, Brusque, Paysandu, Náutico, Aparecidense, Maringá-PR, Novorizontino, Criciúma, Botafogo-PB, Operário-PR, Retrô-PE, Capital-DF, Maracanã-CE, Ceará, Vila Nova-GO e CSA. Vale lembrar que, a partir desta fase, os confrontos passam a ser realizados no sistema de ida e volta, sem mais a vantagem do gol marcado fora de casa.
Além da quantia milionária que o clube pode ganhar, caso siga avançando no torneio mais democrático e também lucrativo do país, o Botafogo trabalha incessantemente para somar mais uma importante taça em sua sala de troféus. Para isso, não poupou esforços na última janela de transferências, desembolsando cerca de R$ 385 mil em nove contratações.