O assunto torcida movimenta muitas pautas. Afinal, além de ser atemporal, ele mexe com o brio dos torcedores, que sempre querem ver seu clube com números mais expressivos que os rivais. E em novo ranking divulgado pela FIFA, em seu site oficial, um clube de fora do Brasil foi eleito o dono da torcida que mais marca presença nos estádios da América do Sul: o River Plate.
Baseada em dados levantados na última temporada, a entidade máxima do futebol aproveitou que as atenções estão voltadas à primeira edição do Super Mundial de Clubes para divulgar tal lista. Nela, além dos Millonarios, outros dois clubes sul-americanos marcam presença: o Boca Juniors, também da Argentina, em 16º, e o Flamengo, único representante do futebol nacional, um pouco mais abaixo, em 18º.
Clubes europeus dominam lista divulgada pela FIFA
Para a grande surpresa da maioria dos clubes de fora da América do Sul, o dono da torcida ‘mais fanática’ e que mais marca presença em seu estádio é sul-americano, mais especificamente da Argentina. Com uma incrível média de 85 mil torcedores, o River Plate fez história com seu mais novo estádio – o remodelado ‘Más Monumental’. Com isso, os Millonarios ocuparam tal posto pelo segundo ano seguido.
Um pouco abaixo, nos 16º e 18º lugar no ranking, aparecem outros clubes do continente: Boca Juniors, com 57 mil de média, e Flamengo, com 54 mil. Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Inter de Milão, equipes que também estarão presentes no Mundial de Clubes 2025, estão entre os cinco primeiros da lista com, 81 mil, 75 mil e 72 mil torcedores, respectivamente.
Entre os clubes citados e os Xeneize, estão simplesmente outros 10 equipes do velho continente: sendo uma da França (Olympique de Marseille), duas da Espanha (Real Madrid e Atlético), duas da Itália (Milan e Roma), duas da Alemanha (Stuttgart, Frankfurt) e três da Inglaterra (West Ham, Tottenham e Arsenal).