Poucas horas depois do amargo vice-campeonato cearense para o maior rival, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda está perto de anunciar mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se de João Costa, de 20 anos, que atua como volante no Botafogo-SP. A negociação, que seria por empréstimo de um ano, até janeiro de 2026, também envolve a possibilidade de compra em definitivo pelo time nordestino.
Mesmo sem a confirmação oficial por parte do clube de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Rádio CBN ouviu de pessoas próximas ao atleta que o negócio deve ser concretizado ainda nesta segunda-feira (24). No ano passado, João ainda chegou a participar de uma semana de treinos do Sub-20 da Seleção Brasileira. O jogador possui um contrato, com o Botafogo, com validade até o início de 2027.
Depois de despontar em 2024, João Costa vive expectativa de disputar a Série A do Brasileirão
Natural de Franca, também no interior paulista, João Costa chegou ao Botafogo-SP com apenas 14 anos, em 2019. Contudo, por conta da pandemia, voltou a atuar somente duas temporadas depois, em meados de 2021, quando chegou a ter oportunidades no time principal, durante a disputa da Copa Paulista. Mas, foi em 2023 que o atleta realmente despontou no clube.
Destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que o Botafogo caiu nas oitavas de final para o Flamengo, João caiu nas graças do técnico Paulo Gomes e passou a treinar definitivamente com o elenco principal do tricolor. Não à toa, em 2024, disputou nada menos que 35 partidas pelo profissional, marcando dois gols – um deles em cima do Santos.
Foi quando o atleta também foi chamado por Ramón Menezes para uma semana de treinos na Granja Comary, no Rio de Janeiro, com o time Sub-20 da Seleção Brasileira – ajudando os demais jogadores na preparação para a disputa do Sul-Americano da categoria. Neste ano, no entanto, perdeu espaço e foi para o banco de reservas, e agora pode respirar novos ares, indo ao Fortaleza.