A temporada 2025 da Fórmula 1 mal começou, e já está dando o que falar. Ao menos, para uma das principais escuderias da categoria: a Ferrari, que teve um Grande Prêmio da Austrália bastante decepcionante, e cheio de temas a serem abordados, principalmente nos bastidores. Isso, porque além de ter somado apenas cinco pontos, houve ‘briga’ durante a comunicação interna entre pilotos e equipe.
Logo em sua primeira corrida com a equipe italiana, Lewis Hamilton já ficou preso no trânsito de carros mais lentos, rodou na pista e terminou na singela décima colocação, somando apenas um ponto na competição. Para piorar tal cenário, ainda teve algumas trocas ríspidas com seus engenheiros de pista ao longo do GP de abertura da temporada.
Em estreia pela Ferrari, Hamilton mostra falta de entrosamento com a nova equipe
A McLaren, por sua vez, parece não ter sentido a saída de seu principal piloto, começando o ano muito bem e ensaiando ‘dar ordens de equipe logo de cara’, como bem pontuou a jornalista Julianne Cerasoli, em sua coluna especial no portal ‘UOL Esporte’. Lando Norris, agora principal piloto da escuderia britânica, foi o grande vencedor, com Oscar Piastri somando dois pontos, terminando na nona colocação.
“Pré-selecione o modo X no reinício, modo X agora. Vamos continuar no modo ‘charge’, botão charge on”, pede o engenheiro Riccardo Adami. “Sim, sem problema. Só não repita tudo, por favor”, argumentou Lewis. Pouco depois, a conversa se intensificou: “Você pode usar o ‘K1’ quando estiver perto”, sugeriu Adami. “Deixa isso comigo, por favor”, respondeu Hamilton. “K1 disponível”, voltou a repetir o profissional, que acabou tirando a paciência do piloto britânico: “Sim, eu sei. Deixa isso comigo, por favor”.
A Fórmula 1, agora, terá sequência no próximo final de semana – no domingo (23), para ser mais exato -, no Circuito Internacional de Xangai, no Grande Prêmio da China. Vale lembrar que Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro na principal categoria do automobilismo desde 2017, contudo, não teve uma estreia muito boa, abandonando a prova após um acidente e terminando sem somar pontos.