Menos de uma semana depois do término do Campeonato Gaúcho de 2025, com o título do Internacional, a competição estadual do Rio Grande do Sul voltou a pauta dos clubes – e em pleno sorteio da fase de grupos da Sul-Americana e da Libertadores. Isso, porque os presidentes de Peñarol e Nacional, ambos do Uruguai, demonstraram interesse em disputar o torneio na próxima temporada.
A informação, que foi publicada em primeira mão pelo jornalista uruguaio Martin Charquero, da ‘Rádio Deportiva’, ficou ainda mais aquecido nos bastidores, depois de as equipes do país vizinho externarem a pretensão de disputar competições no exterior, além das organizadas pela Conmebol. Os dirigentes, aliás, pretendem fazer contato com a Federação Gaúcha de Futebol para negociar tal possibilidade.
Dupla uruguaia teria de entrar na última divisão do Gauchão
“Diego Aguirre me apresentou o presidente do Inter, que estava com D’Alessandro, e se encantou com a possibilidade (de Peñarol e Nacional no Gauchão). Nos próximos dias viajarei a Porto Alegre para me reunir com ele a ver se podemos falar com as pessoas que organizam o Campeonato Gaúcho para ver se poderia haver um convite para nós”, afirmou Ignacio Ruglio, presidente do Peñarol, ao jornal uruguaio ‘El País’.
O fato de o Gauchão ser um torneio de tiro curto, agora disputado em cerca de dois meses – e também a proximidade entre o estado brasileiro e o país sul-americano -, é um ponto positivo. Segundo Ruglio, o vice-presidente do Nacional, Flavio Perchman, e até mesmo a Federação Uruguaia, na figura do presidente Ignacio Alonso, estão de acordo e apoiam a ideia.
No entendimento da Federação Uruguaia, no entanto, o plano seria a criação de um novo torneio, em parceria com a FGF. Até porque, pela regra, Peñarol e Nacional teriam que iniciar a disputa na última divisão estadual, para só depois chegar à elite: “Tivemos uma conversa com Nacho e estamos conduzindo essa ideia. Não no torneio específico do Gauchão, mas sim alguma forma de integração com a Federação Gaúcha”, disse Ignacio Alonso à rádio ‘Carve Deportiva’.