Determinados jogadores do futebol brasileiro já ganharam a alcunha definitiva de ‘violento’. E foi pensando nisso, que o portal ‘UOL Esporte’ decidiu fazer uma grande pesquisa, respondida de forma anônima por 38 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro, sobre esse assunto. As respostas do chamado ‘Pesquisão UOL’ foram computadas até o dia 15 de dezembro do ano passado.
“Quem é o jogador mais violento do futebol brasileiro?” foi a pergunta feita aos atletas. E a resposta que mais apareceu – com 36,8% dos votos -, para surpresa de zero pessoas, foi a do lateral-direito Fagner, ex-jogador do Corinthians e atualmente no Cruzeiro. Logo abaixo, apareceram nomes como Felipe Melo, ex-Fluminense, com 23,6%, e Walter Kannemann, do Grêmio, que fechou o pódio com 18,4%.
Com fama de ‘violento’, Fagner coleciona marcas históricas no futebol brasileiro
Recém-contratado pelo Cruzeiro, Fagner completou uma marca expressiva logo em sua primeira partida com a camisa do novo clube: a de 800 jogos na carreira profissional. No auge de seus 35 anos, o jogador iniciou sua carreira em novembro de 2006, com a camisa do Corinthians, por onde disputou 578 jogos. Na sequência, o lateral ainda passou por Vasco (178 jogos), Wolfsburg (30 partidas) e PSV (três duelos), além da Seleção Brasileira (10 embates), antes de chegar na Raposa.
Além dos muitos títulos conquistados, contudo, o jogador ficou marcado também pelas entradas violentas e os cartões que recebeu nas últimas temporadas. Em 2020, durante seu ano mais ‘disciplinado’ com a camisa do Timão, o jogador recebeu dez cartões em 52 partidas – com uma média de 0,19 cartão por jogo. No entanto, Fagner só foi expulso oito vezes, sendo uma pelo Vasco e sete pelo Corinthians.
Ainda segundo a reportagem, os demais nomes que foram citados pelos jogadores da elite nacional, foram: Battaglia e Alan Franco (à época no Atlético-MG, mas agora em Boca Juniors e São Paulo, respectivamente), Hugo Moura (Vasco), Gustavo Gómez (Palmeiras), Ferraresi (São Paulo), Felipinho (Athletico-PR) e Diego Costa (ex-Grêmio).