Eliminado precocemente do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro só voltará a campo no fim deste mês, na estreia do Campeonato Brasileiro. Contudo, um pouco antes, seus torcedores já poderão ficar atentos na TV. Isso, porque o sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana está marcado para o próximo dia 17 de março, e a Raposa já pode conhecer seus possíveis rivais no torneio continental.
Como bem lembrou o portal ‘Hoje em Dia’, a primeira fase da competição foi concluída na madrugada desta sexta-feira (07), com a Universidad Católica, do Equador, garantindo a última vaga. No total, oito equipes saíram vivas desta fase preliminar, e agora se juntam aos 20 clubes previamente classificados à fase de grupos da competição.
Cabeça de chave, Cruzeiro escapa de ‘carrascos’ na fase de grupos da Sul-Americana
Dentre os classificados, estão seis brasileiros: Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco da Gama e Vitória. Restam ainda quatro clubes oriundos da terceira fase da Copa Libertadores da América – a chamada ‘Pré-Libertadores’ -, o que ainda poderia incluir Corinthians e Bahia nesta lista (o clube paulista, por sua vez, foi goleado por 3 a 0 pelo Barcelona, do Equador, no duelo de ida).
A maioria dos brasileiros está presente no Pote 1, tidos como cabeças de chave, com exceção de Vasco e Vitória – além das equipes que vierem do outro torneio continental. Com isso, a dupla mineira pode enfrentar todos quase todos os times dos potes 2, 3 e 4: dentre eles, Guarani (Paraguai), Huracán (Argentina), Godoy Cruz (Argentina), Racing (Argentina), Once Caldas (Colômbia).
De acordo com a própria Conmebol, o sorteio da fase de grupos acontece no dia 17 de março e deve seguir algumas regras previamente definidas: como a de times do mesmo país não podendo ficar na mesma chave – caso isso aconteça, a equipe será realocada para outro grupo, e um novo sorteio será feito para preencher a vaga restante.