Sempre que surge uma grande promessa no futebol brasileiro – e também internacional -, é inevitável a comparação com grandes craques do passado. Vira e mexe, aparece um ‘novo Neymar’, ‘novo Ronaldo Fenômeno’, ‘novo Pelé’. E até por isso, o próprio ex-camisa 9 da Seleção Brasileira alertou sobre as pautas levantadas em relação ao garoto Endrick, hoje no Real Madrid.
Multicampeão pela base e também no profissional do Palmeiras, Endrick surgiu cedo e logo encantou a todos com sua habilidade com a bola, explosão, força física e faro decisivo. Não à toa, foi negociado com o Real Madrid antes mesmo de completar 18 anos, por 35 milhões de euros fixos (além de bônus por metas). Tudo isso, é claro, tem seu preço, e o Fenômeno sabe bem disso.
Por já ter sofrido com comparações a Pelé, Ronaldo pede que não façam isso com Endrick
“É muito cedo e irresponsável qualquer tipo (de comparação). Fizeram isso comigo também, com 17 anos, comparando com o Pelé. Isso é uma responsabilidade muito grande, e isso na cabeça do menino de 16, 17 anos mexe muito”, iniciou Ronaldo sobre Endrick, em entrevista ao canal do Baixinho, a ‘Romário TV’, no YouTube.
Ao ser questionado sobre o atual jogador do Real Madrid, formado nas categorias de base do Palmeiras, o Fenômeno não titubeou, nem poupou palavras. Primeiro, demonstrando incômodo com a intensa comparação entre o garoto e Pelé, o ‘Rei do Futebol’. Depois, analisando o papel da imprensa em fomentar tal relação e deixar de abordar o que acontece dentro de campo.
“E eu acho que por isso que o crescimento da nossa indústria, parte não só apenas de jogadores, treinadores, comissão, fisiologia, mas parte também da imprensa esportiva, entender a necessidade de evolução, a necessidade de também discutir o futebol de maneira profunda com critério. Ninguém discute exatamente o futebol, o que é importante”, completou o eleito três vezes melhor do mundo.