Que Corinthians e Grêmio possuem alguns ídolos em comum, todo mundo já sabe, principalmente no banco de reservas – como é o caso do técnico Tite, multicampeão por ambas as equipes. Agora, contudo, um outro ex-treinador do clube paulista está ajudando o time gaúcho a reforçar seu elenco. Trata-se de Fernando Lázaro.
O profissional, inclusive, foi o grande responsável pela contratação de Francis Amuzu – que fez estreia pelo Grêmio na classificação na Copa do Brasil, diante do São Raimundo-RR -, o primeiro jogador belga na história do clube gaúcho. O negócio tido como ‘fora da curva’ tem como grande responsável o papel desempenhado por Fernando nos bastidores do tricolor.
Trabalho ‘longe dos holofotes’ encanta, e Fernando Lázaro tem papel de destaque no Grêmio
Depois de chegar ao Corinthians, em 1999, Fernando trabalhou na Seleção Brasileira – do citado treinador Adenor Leonardo Bachi – e no Lyon, da França, como auxiliar-técnico de Sylvinho. Em 2021, passou a integrar o CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol) no Parque São Jorge, atuando como coordenador da área. Pouco depois, foi nomeado técnico interino do time principal, após a demissão de Vagner Mancini.
O profissional comandou o alvinegro por pouco mais de 20 dias, quando acabou voltando a trabalhar nos bastidores do Timão. Até que, em dezembro de 2023, Fernando mudou de ares e se transferiu ao Grêmio, onde passou a coordenar o setor de Análise e Desenvolvimento do Departamento de Futebol, auxiliando o clube gaúcho no mercado da bola.
De acordo com a reportagem feita pelo portal ‘Globo Esporte’, justamente por conta deste setor, em específico, capitaneado por Fernando Lázaro, o Grêmio conseguiu ser mais ativo na busca por reforços. Na última semana, por exemplo, o Imortal fechou seis contratações, tanto para recompor as saídas quanto para dar mais opções ao técnico Quinteros.