Com o boom das redes sociais, até a popularidade dos clubes virou assunto nas rodas de conversas entre torcedores brasileiros. E isso voltou às manchetes nesta ano justamente por conta da chegada de Neymar ao Santos, fazendo com que o clube da Vila Belmiro disparasse no número de seguidores no Instagram. O feito, inclusive, foi celebrado por santistas em outras plataformas.
Isso, porque o Peixe passou de pouco mais de dois milhões para mais de sete milhões em questão de de dias, já que o anúncio do retorno do camisa 10 foi feito no último dia 30 de janeiro, há pouco mais de uma semana. Com isso, o Santos entrou em um seleto grupo de clubes brasileiros, detentores dos principais marcadores de engajamento no mundo virtual – importante métrica até para fechar negócios.
‘Efeito Neymar’ faz Santos disparar no Instagram e colar em Flamengo e Corinthians
É claro que o sucesso dentro de campo reflete no número de seguidores nas redes sociais, mais especificamente no Instagram. Mas, o forte apelo do clube fora das quatro linhas, ligado às ações de marketing, também fazem a diferença. Prova disso, o Flamengo segue dominante no país, com impressionantes 21,5 milhões de seguidores.
O Corinthians, assim como nas pesquisas nacionais do tamanho das torcidas, aparece na segunda colocação, um pouco atrás do clube carioca. O Timão acumula pouco mais de 13 milhões, sendo o único – ao lado dos rubro-negros, é claro – a possuir dois dígitos nessa contagem. Tamanha diferença para os demais destaca também o impacto das estratégias de engajamento praticadas.
Em terceiro, já aparece o Santos – que conseguiu ultrapassar Palmeiras, São Paulo, Vasco, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro nos últimos dias. O Peixe, hoje, já soma mais de 7,1 milhões de seguidores no Instagram. O número ainda é bastante próximo ao dos dois rivais da capital paulista, mas a tendência é que a distância comece a aumentar nas próximas semanas.