Uma grande joia do futebol brasileiro está prestes a estourar no futebol nacional e internacional. Trata-se do volante Zé Lucas, de apenas 16 anos, que atua no Sport Recife. O jogador, que estava sendo observado pelo gerente técnico da CBF, o ex-zagueiro Juan, foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17. O jogador disputará o Sul-Americano da categoria.
O torneio continental, que será disputado na Colômbia, ocorre entre os dias 27 de março e 12 de abril deste ano, pode ajudar a consolidar a carreira de um jovem muito promissor. Para efeito de comparação, Zé Lucas é o atleta que mais vezes foi acionado no time titular do técnico português Pepa – seis vezes, com 520 minutos em campo.
Líder em diversas estatísticas do clube com apenas 16 anos, Zé Lucas é convocado pela Seleção Brasileira
Depois de estrear no time profissional no início desta temporada, no dia 11 de janeiro, contra o Afogados, o volante rubro-negro não tardou a se destacar. Com apenas 16 anos, Zé Lucas começou a chamar a atenção, mesmo atuando no time considerado alternativo, com jogadores do sub-20 – que o Sport iniciou o Campeonato Pernambucano, a pedido da direção do clube.
Bastante regular em suas atuações até o momento, a jovem promessa liderou em ações defensivas – desarmes, interceptações e cortes – no duelo diante do Fortaleza, disputado no meio da última semana, pela Copa do Nordeste. Zé Lucas também aparece em primeiro no ranking de faltas sofridas: 13 (o segundo colocado no quesito, Lucas Lima, sofreu nove).
Não à toa, o clube pernambucano tratou logo de renovar seu contrato até fevereiro de 2028, com nada menos que uma multa rescisória de R$ 50 milhões para clubes nacionais e 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 300 milhões) para equipes de fora do Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo ‘Espião Estatístico’, do Globo Esporte, o volante já soma 18 desarmes na temporada.