Que os valores estão exorbitantes no mercado da bola do ‘futebol moderno’, todo mundo já sabe. Não à toa, a cada temporada diversos recordes nacionais e internacionais são batidos em negociações de dentro e fora da Europa. O Palmeiras, por exemplo, acabou de contratar um jogador de 20 anos do Barcelona. Até por isso, as folhas salariais dos clubes também chamam a atenção.
De acordo com um relatório divulgado pela UEFA, na última semana, o Paris Saint-Germain é o clube que mais gasta com os salários de seus atletas mensamente no futebol. A equipe francesa pagou 658 milhões de euros (cerca de R$ 4 bilhões) em folha salarial em 2023/2024, superando Manchester City e Real Madrid, que vieram em seguida. Não há nenhum clube ‘não europeu’ nesta lista.
UEFA divulga lista impactante e faz alerta a clubes europeus
Ainda segundo as informações divulgadas pela entidade máxima do futebol do Velho Continente, dos dez clubes que mais gastaram com os vencimentos dos jogadores, seis são da Inglaterra – não à toa, a Premier League é tida como a liga mais poderosa do mundo. No documento divulgado à imprensa, a UEFA ainda chamou a atenção para o controle financeiro e alertou para o crescimento de outros custos.
“A maioria dos clubes parece estar gerindo os aumentos salariais dos jogadores de maneira responsável, mas outros custos estão aumentando rapidamente, o que exerce uma pressão maior do que nunca sobre as margens operativas. Os clubes devem permanecer atentos”, disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, no relatório divulgado pelo ‘Globo Esporte’.
As maiores folhas salariais da Europa
PSG – 658 milhões de euros
Manchester City – 554 milhões de euros
Real Madrid – 505 milhões de euros
Barcelona – 476 milhões de euros
Liverpool – 449 milhões de euros
Bayern de Munique – 430 milhões de euros
Manchester United – 429 milhões de euros
Chelsea – 395 milhões de euros
Arsenal – 381 milhões de euros
Aston Villa – 292 milhões de euros