Na intensa discussão sobre qual liga reúne o melhor do futebol mundial, um novo estudo chegou para dar mais ‘pano para manga’ neste quesito. Isso, porque o Campeonato Brasileiro, por exemplo, aparece somente na sexta colocação. A pesquisa feita pelo site ‘SportingPedia‘, divulgado na última semana, avaliou a elite do futebol nacional em 1,63 bilhão de euros (pouco menos de R$ 10 bilhões, na cotação atual).
Enquanto a principal competição do país ainda está à frente dos campeonatos de Portugal, Holanda, Estados Unidos, Turquia, Arábia Saudita e Argentina; o Brasileirão permanece abaixo das principais ligas do velho continente, como Inglaterra (Premier League), Espanha (LaLiga), Itália (Serie A), Alemanha (Bundesliga) e França (Ligue 1).
Em crescimento, Brasileirão ainda aparece distante do ‘Top 5’ europeu
Os resultados divulgados pelo ‘SportingPedia‘, contudo, não definem qual competição é melhor, e sim a mais valiosa – já que o estudo considera o valor médio de mercado de cada time da competição, bem como o valor médio da própria liga nacional. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por sua vez, repercutiu os dados divulgados e publicou uma declaração do presidente Ednaldo Rodrigues.
“O estudo comprova a força do futebol brasileiro e mostra o trabalho árduo integrado da CBF com clubes, federações, atletas, patrocinadores e demais atores para fazer o Brasileirão crescer cada vez mais no cenário mundial”, disse o mandatário da entidade, que aproveitou para destacar as boas médias de público registradas na Série A das últimas temporadas: 25.773 por partida, em 2023, e 26.519, em 2024.
A distância do Campeonato Argentino, que aparece em décimo segundo nesta pesquisa, para o Brasileiro, por exemplo, é menor do que a da Série A tupiniquim para a Ligue 1, da França, que está em quinto. Confira abaixo os valores atualizados:
1- Premier League (Inglaterra): 11,77 bilhões de euros
2- LaLiga (Espanha): 5,29 bilhões de euros
3- Serie A (Itália): 5,07 bilhões de euros
4- Bundesliga (Alemanha): 4,48 bilhões de euros
5- Ligue 1 (França): 3,52 bilhões de euros
6- Série A (Brasil): 1,63 bilhão de euros
7- Liga Portugal: 1,59 bilhão de euros
8- Eredivisie (Holanda): 1,28 bilhão de euros
9- MLS (Estados Unidos): 1,24 bilhão de euros
10- Super Lig (Turquia): 1,15 bilhão de euros
11- Saudi Pro League (Arábia Saudita): 1,02 bilhão de euros
12- Campeonato Argentino: 962 milhões de euros