O ‘Efeito Neymar’ já pode ser sentido no futebol brasileiro. Além da melhora técnica do Santos, que avançou em primeiro no seu grupo e está na semifinal do Campeonato Paulista, o Peixe viu seus números nas redes sociais crescerem exponencialmente. Não à toa, ultrapassou dois grandes rivais e outros times brasileiros até atingir o Top 3 do país no número de seguidores.
De acordo com o estudo da IBOPE Repucom, que considerou 50 clubes nacionais em sua pesquisa – totalizando um total de 9,1 milhões de seguidores somente durante o mês de fevereiro -, os cinco que tiveram maior destaque foram: Santos (7,6 milhões de inscrições), Flamengo (486 mil), Corinthians (331 mil), Santa Cruz (51 mil) e Sport (49 mil).
Momento histórico vivido pelo Santos faz clube ascender digitalmente
Apenas para efeito de comparação, apenas os cinco clubes citados acima foram responsáveis por nada menos que 94% do total de seguidores ganhos ao longo do último mês, entre todos os 50 times avaliados no período. O clube da Vila Belmiro, aliás, foi o principal destaque do país, alcançando ‘o maior resultado mensal já registrado por um clube de futebol brasileiro nas redes sociais desde o início do levantamento da empresa, em 2016’.
“Do total de novas inscrições do clube no último mês, 47%, ou 3,6 milhões tiveram origem no perfil oficial do clube no TikTok, plataforma onde o Santos liderou o crescimento de fevereiro, atingiu a marca de 6,2 milhões de seguidores e agora detém do segundo maior perfil entre os 50 clubes na plataforma. O Santos também esteve à frente no ganho de seguidores no Instagram (+2,7 milhões), Facebook (+1,1 milhão), YouTube (+150 mil) e “X” (+37 mil)”, disse a reportagem da ‘Gazeta Esportiva’.
Vale lembrar que, graças à repercussão sobre o retorno de Neymar, o Peixe conquistou 7,6 milhões de novos seguidores apenas em fevereiro, batendo a incrível marca de 23 milhões de seguidores (totais, em todas as redes sociais – representando uma evolução de quase 50% em toda sua base digital), ultrapassando São Paulo e Palmeiras, assumindo a terceira posição do ranking geral nacional