Com o boom das redes sociais, nos últimos anos, não tem como desassociar o mundo do futebol com o virtual. São lances que viralizam, vídeos de torcida dentro e fora dos estádios, ações de marketing, anúncios oficiais dos próprios clubes. O que antes era noticiado apenas pela televisão, agora, passa pela tela do computador e/ou celular, praticamente em tempo real.
Na era da tecnologia, o futebol também se modernizou e a popularidade de um clube passou a ser medida pelo número de seguidores que o mesmo soma nas milhares de plataformas digitais. No Brasil, inclusive, tem clube celebrando o fato de uma contratação, em específico, ter ajudado a elevar os números e as métricas em tais ferramentas: o Santos, de Neymar.
“Efeito Neymar”: Santos ultrapassa rivais e já começa a mirar Flamengo e Corinthians
Em pouquíssimo tempo, menos de um mês completo, o Santos conseguiu sair de pouco mais de três milhões de seguidores no Instagram para 7,1 milhões, se isolando como o terceiro clube de futebol mais seguido no Brasil. O Peixe, agora, está somente atrás de Corinthians – com 13 milhões de fãs – e Flamengo – que tem impressionantes 21,5 milhões – nas redes sociais.
O clube da Vila Belmiro, inclusive, conseguiu ultrapassar clubes como Cruzeiro (3,1 mi), Atlético-MG (3,3 mi), Grêmio (3,4 mi) e Vasco (3,5 mi) somente no dia do anúncio da contratação de Neymar – que também utilizou suas redes sociais para anunciar o esperado retorno. É importante lembrar que o novo camisa 10 santista possui nada menos que 229 milhões de seguidores.
Na última semana, contudo, os torcedores do Santos começaram a observar em tempo real o aumento da popularidade do clube no Instagram, com a possibilidade real de ultrapassar seus principais rivais São Paulo (6,9 mi) e Palmeiras (7 mi). O feito, aliás, foi celebrado por diversos perfis em outras redes sociais.